top of page

CONHEÇA NOSSA ESCOLA

      Entre 1872 e 1966 Campos de Cunha nunca possuiu um prédio próprio onde pudesse funcionar sua escola; somente em casas particulares interessados instalavam, precariamente, salas de aula. Isso, entretanto, não impediu que centenas de crianças, a cada tempo, pudessem receber os primeiros e necessários ensinamentos.

      Houve época em que a comunidade, em virtude de tantas dificuldades, não contou com nenhum professor formado. Surgiram então, alguns professores leigos, porém capazes e que muito contribuíram para o ensino local.

      A partir de 1960, o cenário e a história do ensino em Campos de Cunha iriam mudar. Foi quando o Professor JOSÉ PEREIRA ÉBOLI, então Delegado de Ensino de Guaratinguetá, figura humana muito conceituada nos meios educacionais, conhecedor dos problemas locais, propôs e conseguiu criar, em 18 de dezembro de 1960, o então Grupo Escolar de Campos de Cunha, que de sonho, tornou-se a grande realidade.

     Funcionou precariamente em salas separadas, sem as mínimas condições até 1966, quando foi instalado o Grupo Escolar, em prédio próprio. Quantas dificuldades, lutas, sacrifícios e desprendimento foram exigidos para sua construção.

Os governantes da época não queriam construir o prédio escolar, referindo-se a impossibilidade de construção em uma localidade como esta, considerando que o número de alunos matriculados, era muito pequeno.

     Por força de lei em 05/12/1968 passou a denominar-se Grupo Escolar “Prof. João Silveira”.

Em 1971 passou a funcionar com a denominação de Escolas Agrupadas do Bairro de Campos de Cunha.Em 1974, foi instalado a 5ª série, época em que a escola era dirigida pelo prof. Milton Galvão Freire. A partir de 02/04/1979 a EEPG Distrito de Campos de Cunha passou a ser vinculadora de 19 escolas rurais isoladas.

      Em 22/01/1976 foi transformada em EEPG do Distrito de Campos de Cunha.

      Em 09/10/1980 por força de lei nº. 2.458, passou a denominar-se EEPG Geraldo Costa.

     Em 1988, passou a denominar-se EEPSG Geraldo Costa, com sete salas de aula (uma pré-escola), com uma diretoria, uma secretaria adaptada conjugada, uma sala de professores, uma biblioteca, uma cozinha, um pátio coberto e um pequeno lugar adaptado para atividade do PROFIC.

Atualmente a EE Geraldo Costa possui uma escola vinculada de 6º ao 9º ano sendo a EE Bairro da Bocaina.

   A escola possui uma  sala de Leitura, sala de informática, quadra coberta, laboratório, sala de multimídia, sala de coordenação, secretaria, sala de direção, depósito, cozinha, refeitório, pátio coberto, palco, pátio descoberto, área livre, área verde, viveiro de mudas e estacionamento para professores.

MISSÃO E VISÃO

A EE Geraldo Costa tem um papel fundamental na construção da cidadania, na produção social e no desenvolvimento pessoal de seus alunos, representa, também, importante centro de convivência coletiva. Todos os profissionais que aqui trabalham vislumbram um mundo mais humano e focam seus esforços no crescimento moral, intelectual, individual e de toda comunidade escolar. O foco principal que norteia nosso trabalho é a busca incessante pela qualidade de ensino que oferecemos.

 “A escola tem de ser encarada como uma comunidade educativa, permitindo mobilizar o conjunto dos atores sociais e dos grupos profissionais em torno de um projeto comum.” (Nóvoa, 1995.)

Contate-nos

Obrigado pelo envio!

bottom of page